Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 12/03/2020 - ABIFA

Exportações de máquinas e equipamentos caem

O segmento de máquinas e equipamentos vem sofrendo com a queda das exportações, assim como os demais setores da indústria brasileira. De acordo com a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, as vendas no mercado doméstico registraram alta de 6,6% em janeiro, após dois meses de desaceleração. No entanto, este resultado não foi suficiente para anular a queda das exportações, de modo que o faturamento do setor em janeiro ficou 3,6% aquém do mesmo mês de 2019.

Segundo José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, do total das exportações da indústria de transformação do Brasil, 12% são máquinas e equipamentos. “Nós exportamos cerca de 40% do nosso faturamento”. Ou seja, além de atender 47% do consumo aparente brasileiro, o setor é um grande exportador, podendo vir a se beneficiar com as dificuldades enfrentadas pelo desabastecimento mundial por parte do mercado chinês, em função do surto do novo Coronavírus no país.

Uma das oportunidades nesse sentido é substituir o produto chinês aqui mesmo, no mercado interno, e também nos mercados para os quais o Brasil já exporta, como é o caso dos Estados Unidos, América Latina e Europa.

Sobre o risco de desabastecimento da indústria nacional, Velloso lembra que do total das importações brasileiras de máquinas e equipamentos, 18% são originárias da China e que parte desse volume é composta por componentes eletrônicos. Deste modo, como praticamente todas as máquinas têm eletrônica embarcada, as indústrias nacionais correm sim o risco de ficarem sem um determinado componente para a montagem final de uma máquina ou equipamento.

No entanto, o executivo disse desconhecer qualquer indústria do setor de bens de capital mecânicos que esteja nessa situação. O que já vem ocorrendo são casos de empresas que importam componentes da China e que estão se movimentando para substituir esses itens, seja de fabricantes nacionais ou de outros países, o que configura outra oportunidade para as empresas brasileiras nesse momento.

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2020 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-5756 - Fax: (11) 5582-6312
E-mail: csmlimp@abimaq.org.br