Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 04/06/2019 - BrasilPostos

Estrutura e manutenção preventiva para

Estrutura e manutenção preventiva para postos de combustíveis


A manutenção e preservação de um empreendimento como o posto de combustíveis vai muito além dos sistemas que envolvem a armazenagem e distribuição dos produtos. Neste caso, devemos lembrar que a distribuição a que nos referimos contempla apenas as linhas dispostas entre os tanques, as bombas e filtros de abastecimento.

O sistema de distribuição de combustíveis de um posto de abastecimento indubitavelmente necessita de manutenção periódica, uma vez que seu funcionamento está intimamente ligado a questões como vazamentos, rompimentos, aferições e desgastes na própria estrutura.

A manutenção do empreendimento não pode limitar-se somente ao sistema de distribuição de combustíveis, uma vez que essa é parte de uma estrutura maior, a qual compreende a distribuição, armazenagem, respiros de tanque, retentores de vapores e demais mecanismos de prevenção e contenção de danos ambientais.

A maioria dos empreendedores do ramo não dedica a atenção necessária para a manutenção dos equipamentos e mecanismos de contenção voltados à prevenção de danos ambientais. Pois bem, para quem descarta esse tipo de manutenção, alertamos que estudos demonstram que a realização da manutenção preventiva é 5 vezes menos onerosa ao empreendedor do que a correção de possíveis impactos e danos ambientais.

É nesse sentido que alertamos aos empreendedores acerca da importância da manutenção de mecanismos como pista de concreto impermeável, canaletas coletoras, sistema de separação de água e óleo (caixa separadora - SAO), sump’s de bombas, filtro e tanques, spill’s de bocas de descargas, válvulas de respiros e poços de monitoramento.

A adoção de medidas preventivas quanto ao correto funcionamento dos equipamentos mencionados proporcionará ao empreendedor a tranquilidade necessária para o desempenho de sua atividade comercial, minimizando os riscos de possíveis danos ao meio ambiente.

Outras estruturas requerem atenção especial como, por exemplo, a área de lavação de veículos, a qual, estando em atividade sem os cuidados necessários (drenagem correta dos efluentes, utilização de produtos adequados, limitação física adequada) poderá transformar-se numa grande e preocupante fonte de contaminação.

Assim sendo, não podemos esquecer que tão importante quanto à realização de vendas saudáveis em seu empreendimento é não deixar que elas escoem pelo ralo da ausência da manutenção preventiva.

Quem somos  - A CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento foi criada em abril de 2016 para dar foco em sistemas  de armazenamento, transferência, filtragem, abastecimento e controles de fluidos, em especial combustíveis e derivados, englobando empresas associadas à ABIMAQ que produzem máquinas e equipamentos para todos os segmentos desde Postos de Serviços, Distribuidoras de Combustíveis, Transportadoras, Grandes Consumidores, Portos e Aeroportos, Agronegócio e Pontos de Abastecimento em geral.

Escrito por Renato da Silveira – Professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. 
by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2019 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6377 - Fax: (11) 5582-5706
E-mail: csmeps@abimaq.org.br