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Voltar 21/11/2019 - BrasilPostos

As principais causas de vazamentos em postos de combustíveis.

As principais causas de vazamentos em postos decombustíveis. Modelo antigo X atual

Muitas vezes os revendedores de combustíveis ficam em dúvidasobre quais são as fontes de vazamentos dos equipamentos que estão instaladosem seu posto principalmente com relação aos vazamentos invisíveis que podemocorrer nos tanques de armazenamento subterrâneos e seus periféricos deinstalação.

Os vazamentos dos tanques podem causar danos ao meioambiente, são muito prejudiciais para a saúde humana e o processo de limpeza edescontaminação custam muito caro. Porém uma coisa é certa – quanto mais cedoos vazamentos dos tanques foram descobertos mais fáceis são de limpar.

Se o revendedor souber onde e como os vazamentos geralmentesão ocorrem ficará mais fácil fazer o monitoramento destas áreas para adetecção precoce.

Neste artigo procuramos apresentar as principais causas devazamentos em postos de combustíveis estabelecendo um paralelo entreinstalações antigas e atuais.

Linhas de Transmissão e Acessórios de Produtos de Aço –Modelo Antigo

As linhas de produtos são os tubos que transportam fluidosdo tanque subterrâneo para a bomba de abastecimento. Os tubos de aço estãosujeitos à corrosão e, embora em nosso país não seja mais permitido autilização deste material, ainda existem várias operações antigas com este tipode instalação.

Vale lembrar que as linhas de transmissão que utilizammateriais metálicos estão proibidas em nosso país há mais de 10 anos.

O dano ambiental aparece principalmente durante os projetosde remoção de tanques onde frequentemente se observa manchas no solo queindicam vazamentos no passado, predominantemente próximos aos encaixes.

 

Tubo PEAD – Modelo Atual

 

As linhas de produtos modernas são construídas em PEAD e ointerstício é monitorado eletronicamente quanto a vazamentos. Também existemdetectores de vazamento que monitoram a pressão do fluido que interrompe ofluxo do produto no caso de um vazamento na linha.

 

O Tubo Não-Metálico em PEAD (Polietileno de Alta Densidade)com revestimento interno é uma solução desenvolvida para aplicação notransporte de combustíveis automotivos. Mais leves e flexíveis que os tuboscomuns, os tubos de polietileno (PEAD) ainda possuem longa vida útil eexcelentes características hidráulicas.

 

 Transbordamento detanque sem contenção – Modelo Antigo

 

Os transbordamentos ocorrem quando o caminhão-tanque entregao produto ao tanque de armazenamento subterrâneo. Os orifícios de abastecimentodos tanques de aço mais antigos consistiam apenas em um cano saindo do chão.Antigamente o operador do caminhão-tanque conectava a mangueira ao tubo deabastecimento para transferir o produto do caminhão para o tanque. Quando otanque se enchia havia um dispositivo de fechamento para interromper o fluxo doproduto. No entanto, não era incomum que algum produto com transbordamento sederramasse no chão ao redor da porta de abastecimento quando a mangueira eradesconectada. Durante a vida útil dos tanques, esses pequenos vazamentosresultam em derramamentos significativos.

 

Sistema de Descarga Selada – Modelo Atual

 

Atualmente este processo mudou para aumentar a segurança eevitar vazamentos. As portas de preenchimento modernas são inseridas dedispositivos de descarga selada e com o uso de baldes de derramamento. No casode um pequeno derramamento ao redor da porta de abastecimento, o produto écapturado no balde. Há uma corrente na caçamba para o operador abrir umaválvula para drenar o fluido excedente de volta ao tanque de abastecimento.

 

O sistema de contenção pode ser complementado pelainstalação de um dispositivo de descarga selada no bocal de enchimento dotanque que para evitar o retorno do combustível em caso de ser excedida acapacidade do tanque, bem como, pela instalação de uma válvula contratransbordamentos, na linha de descarga interna ao tanque.

 

Alguns estabelecimentos utilizam o sistema de descarga àdistância, evitando-se a constante movimentação dos caminhões-tanque deabastecimento sobre o piso existente sobre as linhas e os tanques. Estas bocasde descarga também possuem câmaras de contenção ou, no mínimo, são envolvidaspor uma ilha de concreto de descarga, totalmente estanque, que impedeextravasamentos para o piso bem como a infiltração no subsolo.

 

Vazamentos nas Bombas de Abastecimento

 

Os dispensadores de combustíveis têm muitos acessórios,filtros e conexões de mangueira. Em postos muito antigos as bombas decombustíveis eram instaladas acima do solo nativo e quaisquer gotas ouvazamentos caiam diretamente no chão. Este é outro caso em que pequenosvazamentos se acumulam ao longo do tempo.

 

Os dispensadores modernos são construídos sobre caixas decontenção de derramamento (sumps ) projetadas para capturar qualquerderramamento ou gotejamento.

 

Tanques de aço ( modelo antigo ) x Tanque Jaquetado ( modeloatual )

 

Antigamente os tanques de combustíveis erampredominantemente construídos em aço. Dependendo das condições do solo, algunstanques duravam muitas décadas sem corrosão, enquanto em outros locais acorrosão estava presente em apenas 10 anos. Os tanques mais novos ( tanquesjaquetados ) empregam sistemas de proteção para evitar a oxidação (ferrugem)que funcionam muito bem.

 

O tanque jaquetado utiliza a resina termofixa  que é parte do compósito que setransforma  na “jaqueta” do tanque dedupla parede. Também chamada de resina poliéster ela completa com a fibra devidro o PRFV, ou plástico reforçado com fibra de vidro.

 

 Erros de entrega decombustível podem causar transbordamento

 

Durante o descarregamento de combustíveis podem ocorrervários erros operacionais como a indicação errada do compartimento do tanqueque vai receber o combustível além problemas em equipamentos e acessórios comomangueiras, conexões, etc.

 

Dispositivos de proteção contra vazamentos e transbordamento

 

Os modernos dispositivos de proteção e detecção detransbordamento e derramamento funcionam muito bem. No entanto, as vedaçõesnesses dispositivos podem secar e rachar com o tempo. A alta concentração deetanol na gasolina moderna também pode fazer com que os as vedações se tornemquebradiças e falhem portanto siga sempre as orientações do fabricante e façaas manutenções preventivas

 

Como funciona o sistema de monitoramento do interstício dostanques jaquetados?

 

O espaço intersticial é o espaço entre a parede interna (açocarbono) e a parede externa (termofixa), que permite o monitoramento dapresença de líquidos, em um tanque de parede dupla. O método baseia-se nainstalação do sensor no espaço intersticial do tanque de parede dupla, ativandoo alarme quando da presença de líquido ( modelo atual ). Para entender comofunciona o monitoramento do interstício imagine que temos dois tanques, umdentro do outro. Agora imagine que entre estes dois tanques existe um espaçovazio, por onde ar e líquido conseguem fluir. Se o material contido no primeirotanque vazar, ele é contido pelo segundo tanque. Esse é o princípio defuncionamento do tanque jaquetado subterrâneo ( modelo atual ).

 

Outras causas de vazamento

 

Existem também outras causas de vazamento como a perfuraçãodos tanques ou linhas durante a construção ou investigações ambientais e erroscometidos durante a manutenção. Os vazamentos também podem ser causadospropositadamente por indivíduos com intenções criminais.

 

Instalação Incorreta

 

Outro exemplo de causa para vazamento em Tanque deArmazenamento é a instalação incorreta. Ao posicionar o tanque na cava sem ocuidado adequado ou utilizar material incorreto para aterramento, podeprejudicar a integridade tanto da camada externa em fibra, como também ainterna em Aço.

 

Medidas preventivas

 

O gerenciamento adequado de sistemas de tanques dearmazenamento subterrâneo pode ajudar a diminuir a probabilidade de vazamentosou derramamentos. Ao aderir às regulamentações estaduais e federais dos tanquesde combustíveis e empregar os sistemas adequados de detecção de vazamentos,proteções contra derramamento e transbordamento e programas regulares deinspeção o revendedor pode minimizar seus possíveis custos de responsabilidadee mitigação.

 

Recomendamos que os revendedores de combustíveis realizamsua própria inspeção de rotina das caçambas de derramamento, alarmes detransbordamento, portas de enchimento e monitoramento, mangueiras dosdispensadores, bicos e aberturas, tubulações e suprimentos de resposta aderramamentos e transbordamentos.

 

Também é recomendável que os revendedores realizem umainspeção de rotina nos poços de monitoramento do campo do tanque e estabeleçamprocedimentos operacionais padrão para evitar e detectar erros na entrega doproduto.

 

Finalmente, é fortemente sugerido, e em muitos casos exigidopor lei, que todos os testes de detecção de vazamentos e corrosão e qualqueratividade de manutenção e reparo sejam documentados e mantidos como parte damanutenção de registros associada ao sistema de tanque.

 

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Quem somos  – A CSMEPS– Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluçõesde Abastecimento foi criada em abril de 2016 para dar foco em sistemas  de armazenamento, transferência, filtragem,abastecimento e controles de fluidos, em especial combustíveis e derivados,englobando empresas associadas à ABIMAQ que produzem máquinas e equipamentospara todos os segmentos desde Postos de Serviços, Distribuidoras deCombustíveis, Transportadoras, Grandes Consumidores, Portos e Aeroportos,Agronegócio e Pontos de Abastecimento em geral.

 

Escrito por Renato da Silveira –  Professor, consultor e palestrante éespecializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para osegmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Sócio fundador doPortal Brasil Postos .

 

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