Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 03/09/2019 - BrasilPostos

Valor de Investimento em Impulsionamento – Não aprovado


Valor de Investimento em Impulsionamento – Não aprovado


Sistema para recuperar vapores será obrigatório nas bombas de abastecimento dos postos? Entenda!

O sistema de recuperação de vapor é obrigatório para postos novos, aprovados e construídos, a partir de setembro de 2019. 

A mudança da norma de segurança tem o objetivo principal de garantir a saúde dos trabalhadores em postos de combustíveis e da população que neles abastece seus veículos reduzindo o risco de contaminação pelo benzeno contido na gasolina.

Mas afinal, como funciona o Sistema de Recuperação de Vapor?

Em nosso país estão disponíveis tecnologias de recuperação de vapor para este segmento, conhecidas internacionalmente como Estágio 1 e Estágio 2. 

O Estágio 1 é um sistema de recuperação de vapor que atua no processo de transferência do produto do caminhão-tanque para o reservatório subterrâneo do posto de abastecimento, coletando o vapor gerado internamente, evitando o escape para a atmosfera. Esse vapor pode ser recuperado e devolvido ao reservatório em estado líquido, ou então, retornar ao caminhão-tanque e ser tratado na base. 

O Estágio 2 é instalado nas bombas de abastecimento do posto, coletando os vapores emitidos durante o abastecimento de veículos, direcionando-os aos reservatórios do próprio posto, sendo capaz de reduzir as emissões de vapores em até 85%. 

O que vai mudar a partir desde ano?
Entre as mudanças propostas no documento está a obrigatoriedade da instalação do sistema de recuperação de vapor junto às bombas de combustíveis. A nova tecnologia vai retirar da pista de abastecimento os vapores liberados pela gasolina. 
Todas as atuais bombas de combustíveis terão que ser substituídas?
As bombas de gasolina com o sistema de recuperação de vapor, estágio 2, serão obrigatórias para postos novos, aprovados e construídos, a partir de setembro de 2019. 

Para as bombas em utilização e fabricadas antes destas datas, devem ser observados os seguintes prazos para adequação:

Ano de fabricação                     prazo para instalação do sistema de recuperação de vapor
Até 2019                         180 MESES após 21/09/2016
Anterior a 2016                         144 MESES após 21/09/2016
Anterior a 2014                         132 MESES após 21/09/2016
Anterior a 2011                         120 MESES após 21/09/2016
Anterior a 2007                         96 MESES após 21/09/2016
Anterior a 2004                         72 MESES após 21/09/2016

Conheça a Portaria chamada de Lei do Benzeno
A medida que obriga os postos a utilizar o sistema foi publicada em 2016, por meio da portaria nº 1.109 do Ministério do Trabalho, e prevê um período de adaptação para sua instalação. 
Caso as mudanças não sejam feitas, poderá ser determinada até a retirada de operação das bombas.
De acordo a Portaria 1.109/2016 do Ministério do Trabalho todas as Bombas de Gasolina deverão estar equipadas com o Sistema de Recuperação de Vapor de acordo com os prazos estipulados.

Veja o que diz a portaria 1.109/206 – Controle Coletivo de Exposição durante o abastecimento
“14.1 Os Postos Revendedores de Combustíveis – PRC – devem instalar sistema de recuperação de vapores.

14.2 Para fins do presente anexo, considera-se como sistema de recuperação de vapores um sistema de captação de vapores, instalado nos bicos de abastecimento das bombas de combustíveis líquidos contendo benzeno, que direcione esses vapores para o tanque de combustível do próprio PRC ou para um equipamento de tratamento de vapores.

14.3 Os PRC novos, aprovado e construídos após três anos da publicação deste anexo, devem ter instalado o sistema previsto no item 14.1.”
Escrito por Renato da Silveira – Professor, consultor e palestrante é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. É fundador do Portal Brasil Postos.

Quem somos  - A CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento foi criada em abril de 2016 para dar foco em sistemas  de armazenamento, transferência, filtragem, abastecimento e controles de fluidos, em especial combustíveis e derivados, englobando empresas associadas à ABIMAQ que produzem máquinas e equipamentos para todos os segmentos desde Postos de Serviços, Distribuidoras de Combustíveis, Transportadoras, Grandes Consumidores, Portos e Aeroportos, Agronegócio e Pontos de Abastecimento em geral.
by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2020 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6377 - Fax: (11) 5582-5706
E-mail: csmeps@abimaq.org.br