Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 27/09/2019 - BrasilPostos

Sistema para recuperar vapores será

Sistema para recuperar vapores será obrigatório nas bombas de abastecimento dos postos? Entenda!

O sistema de recuperação de vaporé obrigatório para postos novos, aprovados e construídos, a partir de setembrode 2019.

A mudança da norma de segurançatem o objetivo principal de garantir a saúde dos trabalhadores em postos decombustíveis e da população que neles abastece seus veículos reduzindo o riscode contaminação pelo benzeno contido na gasolina.

 

Mas afinal, como funciona oSistema de Recuperação de Vapor?

Em nosso país estão disponíveistecnologias de recuperação de vapor para este segmento, conhecidasinternacionalmente como Estágio 1 e Estágio 2.

O Estágio 1 é um sistema derecuperação de vapor que atua no processo de transferência do produto docaminhão-tanque para o reservatório subterrâneo do posto de abastecimento,coletando o vapor gerado internamente, evitando o escape para a atmosfera. Essevapor pode ser recuperado e devolvido ao reservatório em estado líquido, ouentão, retornar ao caminhão-tanque e ser tratado na base.

O Estágio 2 é instalado nasbombas de abastecimento do posto, coletando os vapores emitidos durante oabastecimento de veículos, direcionando-os aos reservatórios do próprio posto,sendo capaz de reduzir as emissões de vapores em até 85%.

O que vai mudar a partir desdeano?

Entre as mudanças propostas nodocumento está a obrigatoriedade da instalação do sistema de recuperação devapor junto às bombas de combustíveis. A nova tecnologia vai retirar da pistade abastecimento os vapores liberados pela gasolina.

Todas as atuais bombas decombustíveis terão que ser substituídas?

As bombas de gasolina com osistema de recuperação de vapor, estágio 2, serão obrigatórias para postosnovos, aprovados e construídos, a partir de setembro de 2019.

Para as bombas em utilização efabricadas antes destas datas, devem ser observados os seguintes prazos paraadequação:

 

 

Ano de fabricação                     prazo para instalação dosistema de recuperação de vapor

Até 2019                                       180 MESES após 21/09/2016

Anterior a 2016                         144 MESES após21/09/2016

Anterior a 2014                         132 MESES após21/09/2016

Anterior a 2011                         120 MESES após21/09/2016

Anterior a 2007                         96 MESES após21/09/2016

Anterior a 2004                         72 MESES após21/09/2016

Conheça a Portaria chamada deLei do Benzeno

A medida que obriga os postos autilizar o sistema foi publicada em 2016, por meio da portaria nº 1.109 doMinistério do Trabalho, e prevê um período de adaptação para sua instalação.

Caso as mudanças não sejamfeitas, poderá ser determinada até a retirada de operação das bombas.

De acordo a Portaria 1.109/2016do Ministério do Trabalho todas as Bombas de Gasolina deverão estar equipadascom o Sistema de Recuperação de Vapor de acordo com os prazos estipulados.

Veja o que diz a portaria1.109/206 – Controle Coletivo de Exposição durante o abastecimento

“14.1 Os Postos Revendedoresde Combustíveis – PRC – devem instalar sistema de recuperação de vapores.

14.2 Para fins do presenteanexo, considera-se como sistema de recuperação de vapores um sistema decaptação de vapores, instalado nos bicos de abastecimento das bombas decombustíveis líquidos contendo benzeno, que direcione esses vapores para otanque de combustível do próprio PRC ou para um equipamento de tratamento devapores.

14.3 Os PRC novos, aprovado econstruídos após três anos da publicação deste anexo, devem ter instalado o sistemaprevisto no item 14.1.”

Escrito por Renato da Silveira –Professor, consultor e palestrante é especializado em estratégias de marketingdigital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojasde conveniência. É fundador do Portal Brasil Postos.

Quem somos  - A CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinase Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento foi criadaem abril de 2016 para dar foco em sistemasde armazenamento, transferência, filtragem, abastecimento e controles defluidos, em especial combustíveis e derivados, englobando empresas associadas àABIMAQ que produzem máquinas e equipamentos para todos os segmentos desdePostos de Serviços, Distribuidoras de Combustíveis, Transportadoras, GrandesConsumidores, Portos e Aeroportos, Agronegócio e Pontos de Abastecimento emgeral.

by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2020 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6377 - Fax: (11) 5582-5706
E-mail: csmeps@abimaq.org.br