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Voltar 30/09/2019 - BrasilPostos

O Serviço de Troca de Óleo

O Serviço de Troca de Óleo Lubrificante na Pista pode seruma Grande Oportunidade para os Postos de Rodovia.


Caminhões, assim como os outros veículos pesados de carga,são o principal instrumento de trabalho e fonte de renda para muitoscaminhoneiros e motoristas transformando o serviço de troca de óleo elubrificação em um importante agregador de valor e, principalmente, uma grandefonte de receita para o posto de rodovia.

Nem acima, nem abaixo. Óleo deve estar no nível certo paramotor funcionar bem

Todos sabem que o óleo lubrificante é fundamental para ofuncionamento do motor pois sua função é lubrificar, limpar, proteger e aindaajuda na refrigeração do motor. Assim, se o óleo estiver muito velho ou abaixodo nível ideal, o funcionamento do carro fica prejudicado e a vida útil docaminhão diminui.

Rodar com óleo abaixo da indicação de "mínimo" navareta resulta em desgaste. O que sobra de óleo no motor passa a esquentardemais e o motor também se superaquece. Além disso, o calor e a sobrecarga detrabalho deterioram com rapidez a pequena quantidade de lubrificante. Aoxidação (na prática, formação de borra) se acelera. Com o tempo, isso entopeos dutos do sistema.

Excesso de óleo também é nocivo. Com o calor, o lubrificantetende a se dilatar, forçando a saída por qualquer mínima fresta, como, por exemplo,nos anéis de segmento. Assim, o motor pode passar a queimar óleo e as velaspodem ficar sujas. O motor acaba tendo que fazer mais esforço para trabalhartudo isso acarreta falhas e perda de potência.

O ideal é ir completando o óleo de acordo com a exigência domotor e, por fim, fazer a substituição completa dentro dos períodos previstosno manual do proprietário (dez mil quilômetros, na maioria dos modelos atuais).A cada duas trocas de óleo, deve-se pôr um filtro novo.

 

O Serviço de Troca de Óleo Lubrificante na Pista pode seruma Grande Oportunidade para os Postos de Rodovia.

Existe uma grande tendência de que os postos de rodoviapassem a oferecer o abastecimento do óleo lubrificante na pista deabastecimento para aqueles caminhoneiros que desejam completar o nível do óleodo cárter de caminhões e não fazer a troca por completo. O óleo lubrificante agranel na pista permite vender o volume exato, sem sobras, proporciona maiorvelocidade no atendimento e, principalmente, ajusta-se a capacidade financeirado motorista.

 

Mudança do Comportamento do Caminhoneiro

A troca de óleo lubrificante na pista do posto de rodovia,na prática, resolve vários problemas para os caminhoneiros que muitas vezes nãopossuem dinheiro para fazer uma troca completa e necessitam somente daquantidade exata que precisa ser reposta para o bom desempenho do veículo.

O motorista fica mais satisfeito pois ele compra e pagaapenas pela sua real necessidade, sem desperdício e de acordo com a suacapacidade de pagamento.

A venda a granel elimina a necessidade dos motoristas decomprarem baldes de 20 litros cuja sobre do óleo deve ser transportada ao longodo percurso ocupando espaço no caminhão podendo causar vazamentos e até mesmocontaminação.

Outra vantagem também é a substituição das embalagens menos( de 5 litros, por exemplo) que acabam encarecendo o custo final do produtosuma vez que na maioria dos casos o motorista precisa comprar mais de umaembalagem para completar até o nível de óleo lubrificante necessário para ocorreto funcionamento do seu veículo.

Finalmente podemos destacar que outra vantagem da venda doóleo a granel na pista é a eliminação das embalagens que devem ser descartadasde forma correta para evitar a contaminação ambiental. Com esta solução nemconsumidor e nem o revendedor terão que efetuar o descarte da embalagemplástica que existe na venda do óleo lubrificante embalado

Maiores margens para o revendedor

Muitos revendedores não se atentam para as margens de lucroque a venda de óleo lubrificante deixa para a operação do posto.

Enquanto a venda de combustíveis como óleo diesel, gasolinae etanol disputam um mercado cada vez mais competitivo a venda do óleolubrificante pode trazer uma margem de contribuição muito mais saudávelchegando a ser quatro vezes maior do que a do combustível transformando aoperação no metro quadrado mais rentável em margem de venda.

Além disso, sem o custo da embalagem, a venda de óleo agranel possibilita maior margem na revenda.

 

Controle de Estoque e Integração com o Sistema de Gestãodo Posto

Uma das grandes dores de cabeça dos revendedores que játrabalham com a venda a granel é o controle de estoques e os riscos de furtos,afinal de contas em uma operação 24 X 7 como evitar que um funcionário“esqueça” de lançar alguns litros de óleo lubrificante por dia? Somente com umcontrole eficaz de cada gota de óleo é que os riscos são eliminados.

Os equipamentos modernos de armazenamento e transferência deóleo lubrificante possuem medidores de pulso integrados ao sistema de gestão degestão do posto permitindo tanto o controle físico do estoque como a emissão docupom fiscal.

 

 

Quero mais informações

As empresas associadas a ABIMAQ e que participam do NúcleoCSMEPS possuem soluções de grande praticidade, rapidez , confiabilidade ,  ergonomia e segurança  ambiental oferecendo soluções para orevendedor que deseja aumentar suas vendas e seus lucros atendendo seu clientecom tecnologia e inovação .

Escrito por Renato da Silveira –Professor, consultor e palestrante é especializado em estratégias de marketingdigital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojasde conveniência. É fundador do Portal Brasil Postos.

Apoio Técnico - Diogo Schwerz Tosetto - Gerente Comercial - FlexbimecBrasil Ltda.

Quem somos  - A CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinase Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento foi criadaem abril de 2016 para dar foco em sistemasde armazenamento, transferência, filtragem, abastecimento e controles defluidos, em especial combustíveis e derivados, englobando empresas associadas àABIMAQ que produzem máquinas e equipamentos para todos os segmentos desdePostos de Serviços, Distribuidoras de Combustíveis, Transportadoras, GrandesConsumidores, Portos e Aeroportos, Agronegócio e Pontos de Abastecimento emgeral.

by vm2

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