Buscar por:  

Assine o RSS

Voltar 01/08/2019 - BrasilPostos

Por que os filtros são necessários nos

Por que os filtros são necessários nos postos de combustíveis?


Os postos de combustíveis são prestadores de serviços destinados aos cidadãos, o que implica oferecer tudo o que é benéfico tanto para o consumidor final como para o seu veículo e o meio ambiente.

Mas você sabe por que existem filtros para o Óleo Diesel? 

Os filtros são instrumentos que absorvem todas as impurezas dos combustíveis, seja gasolina ou diesel. Tais produtos podem absorver impurezas devido ao seu refino e seu transporte que ocorrem nos tanques de caminhões. As partículas são sólidas, mas também há umidade e bactérias.
Nos postos de gasolina o produto deve ser filtrado de 5 a 25 mícron para garantir que o produto que entra no motor possua qualidade superior reduzindo quase totalmente as impurezas. 

É essencial que os postos de combustíveis ofereçam um produto de livre de qualquer tipo de contaminação. 
O uso de equipamentos de filtragens de qualidade superior oferece aos revendedores uma possibilidade de diferenciarem-se da concorrência e agregar valor aos seus clientes garantindo a qualidade do diesel vendido. 

A razão para a existência de filtros em postos de combustíveis
A principal função dos filtros de combustíveis é filtrar o produto que é fornecido nos postos de combustíveis para proteger os motores dos veículos. 
A durabilidade dos filtros dos veículos dos clientes depende da qualidade do produto vendido no posto, das condições de transporte sob as quais o produto chega e da condição dos tanques de armazenamento. 

Descubra se o filtro do posto está com problema ou precisa ser substituído.
1. Filtros sujos devido às partículas de biodiesel (gorduras de sua composição)
2. Filtro inchado, devido a um acúmulo de umidade, produzido por:
a) A presença de água no tanque, o que causa problemas de deterioração da instalação. Recomenda-se realizar um teste de pressão para detectar o vazamento e substituir a gaxeta após cerca de 10 anos após sua abertura.
b) Água entrando no tanque, que é difícil de detectar no momento da descarga. A consequência mais imediata é um corte no suprimento porque o filtro impede a passagem do produto. Isso acontece quando o filtro está completamente entupido. Sendo o filtro o regulador de qualidade do produto impedindo que a água chegue ao motor.
3. Filtro obstruído pelo acúmulo de lodo ou fungos. Neste caso recomenda-se realizar o * teste de estanqueidade que é usado para limpar o tanque, e remover o lodo.  

O biodiesel é o maior vilão

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis que pode ser produzido a partir de gorduras animais e espécies vegetais como soja, palma, girassol, babaçu, amendoim, mamona e pinhão-manso. No Brasil, a soja é a principal matéria-prima utilizada.
A partir do momento em que a regulamentação facilitou o uso do biodiesel, o uso tanto em quantidade como em qualidade vem mudando ao longo dos últimos anos. Ele passou de 8% a 10% em sua composição e existe a previsão de aumentar este percentual para 11% neste segundo semestre de 2019. 
Vale lembrar que o biodiesel pode ser usado em praticamente qualquer tipo de motor diesel após algumas pequenas modificações em certos casos, sem correr o risco de causar qualquer tipo de dano ao motor. Além disso, o biodiesel libera níveis bem menores de substâncias poluentes no ar. Ou seja, a maior diferença entre os dois é que o diesel é uma fonte de energia esgotável e não renovável, enquanto o biodiesel é exatamente o oposto.
Dado ao risco de contaminação e os possíveis prejuízos para os motores dos veículos os motoristas deveriam abastecer somente em postos que garantam que os produtos são devidamente filtrado e a qualidade do produto também depende do uso de equipamentos adequados e eficientes para obter um produto final maior.

Teste de Estanqueidade

O teste de estanqueidade é um ensaio compulsório, conforme a Resolução Conama 273/00, que avalia a estanqueidade dos Sistemas de Armazenamento Subterrâneos de Combustível (SASC), de acordo com a periodicidade estabelecida pelo órgão ambiental de cada estado ou município.
A conclusão do ensaio é apresentada ao órgão ambiental através de laudo de estanqueidade acompanhado de croqui do estabelecimento e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) devidamente assinada por um engenheiro responsável com formação de químico ou mecânico.

Os Sistemas de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC) que devem ser submetidos ao ensaio de teste de estanqueidade são compostos por:
Tanques de armazenamento de combustíveis;
Linhas de sucção;
Linhas de respiro;
Linhas de retorno;
Linhas de eliminadores de ar.

Gostou da dica? Fique atento em nossas redes sociais que toda semana publicaremos conteúdo de qualidade para ajudá-lo a garantir um meio ambiente sustentável através do uso de equipamentos de qualidade. 

Quem somos  - A CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento foi criada em abril de 2016 para dar foco em sistemas  de armazenamento, transferência, filtragem, abastecimento e controles de fluidos, em especial combustíveis e derivados, englobando empresas associadas à ABIMAQ que produzem máquinas e equipamentos para todos os segmentos desde Postos de Serviços, Distribuidoras de Combustíveis, Transportadoras, Grandes Consumidores, Portos e Aeroportos, Agronegócio e Pontos de Abastecimento em geral.
Escrito por Renato da Silveira – Professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. 


by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2020 Todos os direitos reservados.

Av. Jabaquara, 2925 - Mirandopolis - CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6377 - Fax: (11) 5582-5706
E-mail: csmeps@abimaq.org.br