Buscar por:  

Assine o RSS Noticias

Voltar 11/07/2019 - Diário do Comércio

Lactalis concretiza compra da Itambé

MARA BIANCHETTI
 
Dois anos e sete meses depois de a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) anunciar a venda da Itambé à Lactalis e de muitas contestações e intervenções judiciais, o negócio enfim se concretizou. Com a aquisição de 100% do capital da empresa mineira pelo grupo francês, líder mundial em produtos lácteos, a Itambé passa a ser também a maior do setor no País.

A concretização do negócio setornou possível a partir de um acordo firmado globalmente entre a Lactalis e ogrupo mexicano Lala, resolvendo em definitivo a transferência da Itambé para amultinacional francesa. As empresas abriram mão de processos judiciais e daarbitragem que mantinham no Brasil, no caso do laticínio mineiro, e em outrospaíses.

Embora não tenha revelado o valorda transação, por se tratar de um contrato confidencial, o CEO da Lactalis paraa América Latina, Patrick Sauvageot, ressaltou que a união das companhias criauma potência no mercado nacional, com faturamento de quase R$ 8 bilhões e oprocessamento de 2,3 bilhões de litros de leite por ano.

“Esse volume corresponderá a 9,4%da produção formal brasileira. Não haverá qualquer alteração na razão social daempresa, na estrutura organizacional ou equipe comercial. A Lactalis veio parasomar, para investir no desenvolvimento e autonomia da Itambé, buscando aindamais sinergia e oportunidades no mercado lácteo nacional”, anunciou.

Mas o negócio não para por aí.Como parte do acordo, a CCPR garantiu um contrato de fornecimento de leite delongo prazo, em vistas ao crescimento sustentado das bacias leiteiras de MinasGerais e Goiás.

Neste ponto, o presidente daCCPR, Marcelo Candiotto, ressaltou que ambas as empresas trabalharão para elevaro leite brasileiro aos melhores padrões do mundo de qualidade e produtividade.Para isso, investirão significativamente em programas de apoio edesenvolvimento para o produtor, assistência técnica, fornecimento de insumos,serviços, tecnologia e logística.

“Não foi por acaso que escolhemosa Lactalis como parceira. Existe um comprometimento com o desenvolvimento doprodutor, um cuidado especial. Há a perspectiva da produção de 3 milhões delitros de leite por mês, com expectativas de aumento neste volume. Além disso,haverá a preocupação constante no desenvolvimento de produtos derivados doleite e programas de assistência técnica, incentivo de produção, entre outrasações”, detalhou.

O executivo destacou também acomplementaridade de atuação nas duas bacias leiteiras mais importantes doPaís: CCPR é líder de captação em Minas Gerais e Lactalis temrepresentatividade no Sul. Como as regiões têm picos de safra em momentosdistintos, há oportunidades de otimização em toda a cadeia, beneficiando produtorese consumidores.

Entenda o caso - Encerrado oficialmentehoje, o conflito entre Lactalis e Lala teve início a partir da venda da Vigor queera controlada pela J&F Investimentos – para os mexicanos, em 2017. Naocasião, a Vigor e os 50% que a controladora tinha na Itambé foram entreguespor R$ 5,7 bilhões.

No entanto, a cooperativa tinhapreferência na recompra dessa parte no caso de venda da Vigor e a CCPR retomou100% do capital do laticínio mineiro. Um dia depois, a cooperativa mineiravendeu a totalidade da Itambé para a Lactalis. Iniciaram-se então osquestionamentos na Justiça pela Lala, que apontava, entre outras questões, odescumprimento do acordo de acionistas por parte da CCPR, uma vez que o acordoproibia a venda da Itambé a um grupo concorrente.

A Lactalis entrou no Brasil em2013 com a aquisição da Balkis e ampliou sua posição em 2015. A empresa possui,atualmente, 5 mil colaboradores e 14 unidades fabris em oito estados. Entre seuportfólio de marcas estão: Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas,Parmalat, entre outras.

Assine o RSS Mais Notícias

Anterior Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo
by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2019 Todos os direitos reservados.

Av. Getulio Vargas - 446 Sala 701 - CEP: 30112-020 - Belo Horizonte - MG
Tel: (31) 3281-9518 - Fax: (31) 3284-8751
E-mail: srmg@abimaq.org.br