Buscar por:  

Assine o RSS Noticias

Voltar 18/07/2019 - Diário do Comércio

Investimentos dependem de reforma

MICHELLE VALVERDE 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, afirmou, ontem, durante coletiva na sede da entidade, em Belo Horizonte, que no Estado existem cerca de 600 projetos de investimentos aguardando a aprovação da reforma da Previdência para serem desengavetados. A aprovação da reforma é considerada fundamental para a melhoria do cenário econômico nacional. Roscoe também destacou que, caso a reforma previdenciária dos estados não entre no texto nacional, o assunto deve ser prioridade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), passando na frente até mesmo do plano de recuperação fiscal do Estado.

“Temos vários setores que jáestão investindo e diversos outros com projetos na gaveta aguardando umamelhora da ambiência econômica para fazer os aportes. São vários setoresenvolvidos. Claro que Minas tem dinâmica e vocação variadas. A indústria dealimentos, de papel e celulose, a metalúrgica e a siderúrgica também sãovocações do Estado. Então, estes setores que temos maior vocação tendem a sairprimeiro da gaveta”, disse Roscoe.

Ainda segundo o presidente daFiemg, vários empresários mineiros estão com projetos já aprovados e outros sepreparando para investir. Muitos estão adiantando os processos que demandammuito tempo, como os licenciamentos e protocolos de intenções, nas áreasambiental e fazendária do Estado. São cerca de 600 projetos de investimento noEstado. O valor total dos possíveis aportes, segundo Roscoe, não tem como sercalculados.

A retomada dos investimentos éconsiderada fundamental para a geração de empregos e renda, o que vaimovimentar a economia estadual e nacional. A expectativa, segundo Roscoe, é quea melhoria do cenário econômico permita que o País volte para a rota deinvestimentos e que o crescimento da economia, em 2019, fique entre 3% e 4%,como previsto no início do ano.

o ano. “A gente entende que essesinvestimentos serão necessários para um novo salto econômico e a expectativapositiva é o que faz o investimento. O empresário não faz o investimento emfunção do momento econômico atual, mas em função da expectativa do momentofuturo. Não olha somente hoje, olha o amanhã. Quando a expectativa é positiva,a propensão de investir é maior e, com certeza, isso vai gerar mais postos detrabalhos e renda e, consequentemente, maior arrecadação de impostos”.

Expectativas - Ainda segundoRoscoe, as expectativas em relação à aprovação da reforma da Previdência sãopositivas. Segundo ele, a aprovação em primeiro turno pelo plenário da Câmarados Deputados por 379 votos favoráveis e 131 contrários, surpreendeu e é vistacomo positiva, uma vez que sinaliza uma grande adesão, o que contribuirá paraque as demais reformas, como a tributária, por exemplo, sejam aprovadas emmenos tempo.

Um dos principais pontosesperados por Roscoe é que seja incluído no texto da reforma previdenciária osestados e municípios, o que seria importante para agilizar os processos. Porém,caso o texto não seja modificado, o assunto deve ser priorizado na ALMG. Adificuldade de incluir os estados é considerada uma questão política, pelareforma ser considera impopular e poder definir votos da população em eleiçõesfuturas.

“Caso a reforma da Previdêncianão inclua os municípios e os estados, na minha leitura, a pauta será maisimportante para ser trabalhada na ALMG do que a reforma fiscal do Estado.Acredito que a questão da Previdência é muito crítica para o Estado e defundamental importância. Mas, ainda tenho a esperança de que a reforma sejaaprovada no Congresso Nacional englobando os municípios e estados, embora seique esse cenário é difícil, mas é o que temos que trabalhar porque é o melhorpara todos”.

Assine o RSS Mais Notícias

Anterior Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo
by vm2

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Maquinas e Equipamentos.
2019 Todos os direitos reservados.

Av. Getulio Vargas - 446 Sala 701 - CEP: 30112-020 - Belo Horizonte - MG
Tel: (31) 3281-9518 - Fax: (31) 3284-8751
E-mail: srmg@abimaq.org.br